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A TV Escola e o desafio da formação contínua dos professores: questões de representação social

Processo: 08/03332-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Claudia Maria de Lima
Beneficiário:Mariana Corrêa da Silveira
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação a distância   Representações sociais   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação a Distância | formação de professores | Representação Social | Formação de Professores e Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

A formação continuada de professores é uma temática ainda carente em pesquisas, sendo cada vez mais enfatizada como um fator que contribui para a melhor qualidade educacional, por pesquisadores, professores e por documentos oficiais. Diante dessa necessidade, muitas foram e continuam a ser as ações de formação continuada implementadas pelos governos nos últimos anos. Uma dessas ações é a denominada TV Escola. Desde o ano de 1996, está em vigor o programa TV Escola, programa desenvolvido pelo MEC, que, por meio de um canal via satélite, objetiva auxiliar tanto na formação em serviço dos professores como servir de apoio e recurso pedagógico para ser utilizado dentro da sala de aula. Embora esteja sendo utilizado por todo o país há mais de dez anos, pouco se sabe da eficácia deste programa em termos de auxílio na melhoria das condições de ensino e aprendizagem. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar quais são os fatores que facilitam ou dificultam o uso da TV Escola nas escolas da rede pública que possuem salas das cinco primeiras séries iniciais do ensino fundamental do município de São José do Rio Preto. Busca-se, neste contexto de pesquisa, compreender como o professor concebe a formação contínua a distância com o uso do Programa TV Escola e, sob o enfoque da teoria das representações sociais investigar como o professor aprende por meio deste recurso.

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