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A praxis docente fundamentada no "programa ler e escrever" potencializada pela proposta de educacao freiriana: uma confluencia em discussao.

Processo: 09/54317-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Rosa Maria Manzoni
Beneficiário:Gabriela Medeiros de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Método Paulo Freire   Ensino fundamental   Letramento   Alfabetização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizacao | Consciencia Critica | Educacao | Ensino Fundamental | Letramento | Metodo Paulo Freire

Resumo

O propósito desta é desenvolver o processo de alfabetização, letramento e conscientização crítica de crianças a partir da proposta filosófica de Paulo Freire. Assim, tem por objetivos desenvolver o processo de alfabetização com crianças, com vistas a ir além desse processo. São objetivos desenvolver práticas pedagógicas que promovam a alfabetização de crianças do Ensino Fundamental, ciclo I, a fim de que os alunos estabeleçam a devida relação fonográfica por meio da proposta metodológica de Paulo Freire; refletir e discutir com os educandos, questões de sua realidade social imediata, suscitadas por meio dos temas geradores, levantados a partir do universo dos sujeitos, de modo a construir sua consciência crítica; realizar atividades pedagógicas que desenvolvam, na criança, habilidades para o uso consciente da prática cultural de leitura e escrita nas diversas esferas sociais, em seu cotidiano. Para tanto, esta pesquisa será realizada em 6 etapas. A primeira constitui-se na revisão bibliográfica, que já está em curso. A segunda etapa da pesquisa será a seleção dos sujeitos por meio de questionário aberto, cujo instrumento servirá para o levantar de palavras e temas geradores. A terceira etapa será o levantamento das palavras e temas geradores do mundo imediato desses sujeitos, tomando a literatura infantil como instrumento catalisador desse processo. A quarta etapa será a elaboração, apresentação e reflexão dialógica das fichas de cultura, embasadas nos temas e palavras geradoras. Na quinta etapa, que será concomitante com a anterior, ocorrerá o processo de alfabetização, em si, pelo método Paulo Freire. E, na sexta etapa da pesquisa, será feita a avaliação por meio da leitura e produção de textos das crianças, tendo por base todo o trabalho realizado nas etapas anteriores. (AU)

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