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A relação palavra/imagem na mídia outdoor: um estudo comparativo entre São Paulo e Berlim

Processo: 07/57920-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 12 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Luciana Coutinho Pagliarini de Souza
Beneficiário:Luciana Coutinho Pagliarini de Souza
Pesquisador Anfitrião: Winfried Maximillian Noth
Instituição Sede: Centro de Ciências Humanas. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universität Kassel, Alemanha  
Assunto(s):Propaganda   Comunicação verbal   Poluição visual   Comunicação intercultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao Visual | Linguagem Verbal E Visual | Poluicao E Limpeza Visual | Publicidade | Relacoes Interculturais

Resumo

Esta pesquisa que aborda a relação entre palavra e imagem em outdoors de contextos culturais diferentes – a cidade de São Paulo (Brasil), antes da Lei “Cidade Limpa”, e a cidade de Berlim (Alemanha) -, tem como objetivos: 1) explicitar temáticas comuns aos outdoors que compõem o espaço urbano dessas cidades; 2) explicitar as relações entre palavra e imagem presentes no campo gráfico dessas peças selecionadas e 3) sugerir formas de tratamento das relações palavra e imagem que transcendam aspectos culturais específicos desses contextos. O percurso metodológico se fará mediante coleta de dados – registros fotográficos de outdoors nas cidades mencionadas; depois com comparações para inventariar as temáticas confluentes e análise semiótica das peças selecionadas, sem deixar de considerar o entorno em que a peça está localizadas nessas cidades, fundamentando-se na semiótica da palavra e da imagem desenvolvida por Winfried Noth e Santaella, bem como se fundamentando em ideias de Arheim, Dondis, Gibson, Munari e outros. A relevância da pesquisa está na possibilidade de que a partir de temáticas confluentes, pode-se também modificar as relações palavra/imagem para que estas se tornem significativas em contextos culturais diferenciados. (AU)

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