Busca avançada
Ano de início
Entree

Os textos de propaganda de consumo no Brasil e na Alemanha no contexto dos estudos interculturais

Processo: 00/06090-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2000
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Acordo de Cooperação: DAAD
Pesquisador responsável:Masa Nomura
Beneficiário:Masa Nomura
Pesquisador Anfitrião: Werner Holly
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Chemnitz University of Technology, Alemanha  
Assunto(s):Semiótica das culturas   Propaganda comercial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Interacao Texto Imagem | Interculturalidade | Linguistica Do Texto | Semiotica Da Cultura

Resumo

A pesquisa visa a comparar anúncios publicitários e campanhas institucionais no Brasil e na Alemanha, da perspectiva das estratégias comunicativas neles empregadas. O corpus será constituído por duas revistas semanais, a Focus (Ed. Burda, Munique) e sua similar brasileira Época (Ed. globo, Rio de Janeiro). A comparação, com base em pressupostos da lingüística textual e da semiótica da cultura, leva em conta não só a produção textual, como também a recepção desse material nos respectivos países. O objetivo do confronto é chegar a algumas conclusões relacionadas às semelhanças e diferenças culturais entre o Brasil e a Alemanha no campo da publicidade. O estudo dirige-se a um público interessado em questões interculturais - professores, tradutores, especialistas em publicidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)