Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparado sobre a forma pela qual os professores vivem e falam de sua profissão: Brasil & Portugal (1960)

Processo: 01/05601-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 14 de setembro de 2001
Data de Término da vigência: 13 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marilda da Silva
Beneficiário:Marilda da Silva
Pesquisador Anfitrião: António Nóvoa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Lisboa, Portugal  
Assunto(s):Práticas pedagógicas   Trabalho docente   Professores   História da educação   História comparada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escola Para Todos | Praticas Pedagogicas | Profissao Docente | Trabalho Docente

Resumo

É uma investigação na área de História da Educação na modalidade História Comparada. Esta pesquisa é um dos estudos que compõem o "Projeto Estudos Comparados sobre a Escola: Brasil & Portugal (Séculos XIX-XX)" já em desenvolvimento, no âmbito do acordo CAPES/ICCTI, cujo objetivo é produzir um novo conhecimento sobre a "escola de massas" nos séculos XIX e XX na realidade brasileira e portuguesa. O recurso teórico-metodológico de fundo é a 'história de vida1 e as fontes serão documentos de caráter autobiográfico registrados, neste caso, por professores que atuam na escola em Portugal na década de 60 do último século. O conhecimento que se busca formular advém das representações sobre o trabalho docente daqueles que oficialmente teceram seu cotidiano histórico-educativo cá e lá. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)