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Práticas escolares de leitura e escrita no Brasil (1870-1930)

Processo: 01/09978-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Diana Gonçalves Vidal
Beneficiário:Diana Gonçalves Vidal
Pesquisador Anfitrião: Anne Marie Chartier
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), França  
Assunto(s):Cultura escolar   Métodos de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquivos Escolares | Cultura Escolar | Disciplinas Escolares | Materiais E Metodos | Museus Escolares | Praticas Escolares

Resumo

A principal preocupação destes estudos de pós-doutorado é dar prosseguimento a investigação sobre a escrita e a leitura no universo escolar brasileiro que venho desenvolvendo. Isso significa continuar o estudo da documentação sobre as práticas escolares de escrita e leitura localizada nos arquivos no Brasil, que tenho efetuado nos últimos dez anos. Mas, significa, também, compreender as múltiplas maneiras como se estabeleceu o intercâmbio entre educadores brasileiros e franceses, no período de 1870 e 1930, seja na forma de circulação de impressos brasileiros na França, seja na de relatos de visitas efetuadas por educadores dos dois países, seja na de notícia de fatos acontecidos no Brasil, posto que a referência a periódicos e publicações francesas é uma constante nos textos brasileiros da época. (AU)

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