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Lazzaro Spallanzani e os estudos sobre os seres vivos no século XVIII

Processo: 10/08163-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 27 de dezembro de 2010
Vigência (Término): 14 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Maria Elice Brzezinski Prestes
Beneficiário:Maria Elice Brzezinski Prestes
Anfitrião: David Rabouin
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université Paris Diderot - Paris 7, França  

Resumo

O projeto de pesquisa aqui proposto tem como objetivo promover uma síntese da obra do naturalista italiano Lazzaro Spallanzani, tomando-a no contexto das pesquisas e ensino de História Natural em sua época. A perspectiva da pesquisa realizada por Spallanzani será analisada em dois grandes eixos. No primeiro eixo, serão identificadas as contribuições de Spallanzani ao conhecimento do funcionamento dos seres vivos, seguindo o amplo leque temático que alimentou suas observações e experiências em "laboratório". No segundo eixo, será discutida a sua contribuição ao inventário dos três reinos da natureza, minerais, plantas e animais, com base em coletas empreendidas em suas viagens naturalísticas e na organização de duas coleções, uma em sua casa, em Scandiano, e outra no Museu de História Natural da Universidade de Pavia. A perspectiva da docência, focada especialmente na disciplina de História Natural ministrada na Universidade de Pavia, fechará o quadro abrangente da obra de Spallanzani. As contribuições de Spallanzani para a História da Biologia e as perspectivas divergentes que lhe foram atribuídas pela historiografia da Biologia foram as motivações para o desenvolvimento do presente estudo. Como produto final, esta pesquisa visa à publicação de um livro sobre o conjunto da obra do autor. Além de contribuição à área de História da Ciência, pretende-se que o livro sirva de subsídio à utilização de tópicos da História da Biologia no ensino de Biologia, no Ensino Médio e Superior. Para cumprir essa meta, o livro a ser publicado também contará com uma discussão sobre as implicações do estudo de caso em questão, a obra de Lazzaro Spallanzani, na educação científica. (AU)