Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevenção primária no Brasil: realidade, necessidades e possibilidades de intervenção

Processo: 98/04799-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 02 de setembro de 1998
Data de Término da vigência: 01 de março de 1999
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Raquel Souza Lobo Guzzo
Beneficiário:Raquel Souza Lobo Guzzo
Pesquisador Anfitrião: Dirk Hightower
Instituição Sede: Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Rochester (UR), Estados Unidos  
Assunto(s):Prevenção primária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Emocional | Avaliacao Psicologica | Personalidade Avaliacao | Prevencao Na Escola | Prevencao Primaria

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo construir as bases para o desenvolvimento de programas de prevenção primária no Brasil, inicialmente pelo preparo de instrumentos e adaptação de procedimentos que são voltados para o desenvolvimento de programas de prevenção na escola. Pretende-se a adaptação, para a língua portuguesa, de instrumentos psicológicos, que tenham como objetivo a identificação de características de personalidade, tais como satisfação com a vida, auto-estima, e competência social. Além desses, as Escalas para Avaliação de Crianças com Problemas de Escolaridade, a Escala para Avaliação Comportamental de Crianças com Risco de Desajustamento Escolar, e o Inventário de História de Vida serão também estudados para sua adaptação em língua portuguesa. Esses instrumentos servem para a identificação de crianças e adolescentes que estão vivendo sob condições sociais e familiares não adequadas, e identificam aquelas que podem ser consideradas resilientes, ou seja, com competências específicas para desenvolver-se em situações adversas. Estudos sobre essas crianças favorecem o desenvolvimento de estratégias para a prevenção de problemas psico-sociais, sobretudo no contexto da escola. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)