Busca avançada
Ano de início
Entree

Leitura instrumental de línguas estrangeiras: pressupostos teóricos e práticos

Processo: 06/61671-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 09 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 08 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Olga Alejandra Mordente
Beneficiário:Olga Alejandra Mordente
Pesquisador Anfitrião: Estela Raquel Klett Fernandez
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina  
Assunto(s):Língua italiana   Leitura   Métodos de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento Previo | Ensino Instrumental | Estrategias Cognitivas | Leitura | Lingua Italiana | Texto

Resumo

Este trabalho visa apresentar os procedimentos metodológicos necessários para a leitura em cursos de italiano instrumental, isto é, as principais estratégias utilizadas em aula e como aplicá-las a um corpus de textos. A metodologia de leitura decorre do trabalho com o texto, considerando em primeiro lugar seus diferentes tipos, pois ele pode abrigar formas variadas de expressão. Esta pesquisa surgiu de reflexões sobre o ensino instrumental da língua estrangeira, especificamente o italiano, e de vários cursos e seminários sobre o tema que nestes últimos anos foram oferecidos. Nossa experiência como professores de Italiano Instrumental (habilidade de leitura) nos cursos de Graduação da Faculdade de Filosofia, Leras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, junto a um público constantemente exposto à necessidade de compreender textos acadêmicos, nos permite avaliar a extensão das dificuldades enfrentadas pelos alunos sempre que têm que cumprir essa tarefa, bem como das dificuldades enfrentadas pelo professor pela falta de material e de como elaborar esse material. Em abril deste ano, a Professora Titular Esteia Klett do Departamento de Lenguas Modernas de la Facultad de Filosofia y Letras (UBA), de Buenos Aires, ofereceu um seminário de Lectocomprensión em Lengua Estrangeira de 16 horas no Centro de Línguas da Faculdade dê Letras da USP. Conhecendo meu interesse por esse tema e minha pesquisa, a professora argentina convidou-me para trabalhar com a sua equipe e assim discutir e intercambiar os resultados das nossas pesquisas. A pesquisa da (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)