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O uso de um SIG-T na implantação de uma nova estratégia de tributação da propriedade urbana

Processo: 96/01297-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1996
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 1997
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Antonio Nelson Rodrigues da Silva
Beneficiário:Antonio Nelson Rodrigues da Silva
Pesquisador Anfitrião: Harry Timmermans
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Eindhoven University of Technology (TU/e), Holanda  
Assunto(s):Cidades médias   Países em desenvolvimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidades Medias | Paises Em Desenvolvimento | Transporte Publico Urbano

Resumo

Com o objetivo de inibir a existência de terrenos ociosos nas cidades médias brasileiras foi proposta, em 1993, uma estratégia de tributação da propriedade urbana, atendendo ao que preconiza a Constituição de 1988. Nessa estratégia, o valor do tributo é obtido a partir do cálculo, realizado com o auxílio de modelos matemáticos, dos custos adicionais de transportes e infra-estrutura causados por um espalhamento excessivo das cidades. Uma tentativa de aplicação dessa metodologia a uma cidade, no entanto, apontou algumas falhas como, por exemplo, a não consideração de fatores como a acessibilidade dos lotes aos sistemas de transportes e a oferta real dos serviços de infra-estrutura de rede. No presente projeto é proposta a incorporação desses elementos à estratégia original através da utilização dos recursos de análise espacial de um SIG-T (Sistema de Informação Geográfica para Transportes), incorporando e aprimorando alguns procedimentos desenvolvidos na Universidade de Eindhoven. (AU)

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