Estudo da teatralidade na colônia: formas espetaculares do "Triunfo Eucarístico" n...
O papel do inconsciente no processo criativo do ator e a construcao de uma outra c...
Processo: | 05/56016-6 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Pesquisa |
Data de Início da vigência: | 13 de dezembro de 2005 |
Data de Término da vigência: | 12 de março de 2006 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Luiz Fernando Ramos |
Beneficiário: | Luiz Fernando Ramos |
Pesquisador Anfitrião: | David Bradby |
Instituição Sede: | Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | University of London, Inglaterra |
Assunto(s): | Eficiência |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Atuacao | Encenacao | Espetaculo | Mimese | Performance | Teatralidade |
Resumo Parte-se da dúvida se seria possível resgatar o conceito de mimese como um operador de leitura do teatro e do cinema contemporâneos, em suas formas não realistas e naturalistas. A pergunta se desdobra na hipótese de que isso seria possível se o conceito de mimese fosse articulado com os conceitos de teatralidade e de performance.Dessa articulação se constitui um conceito operador que visa dar conta, da complexidade das práticas teatrais e performáticas contemporâneas, consideradas híbridas, ou com pouca nitidez sobre a delimitação de seus territórios. Trata-se do conceito de desempenho espetacular. Evita-se nessa operação conceitual reduzir mimese à idéia de imitação, cópia, e pressupõe-se uma tensão entre a função representacional da mimese e sua potência de instituir um inédito possível. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |