Busca avançada
Ano de início
Entree

Envolvimento da imunidade inata no retardo da função do enxerto renal

Processo: 08/51327-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Maria Gerbase de Lima
Beneficiário:Vinicius de Andrade Oliveira
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polimorfismo genético   Transplante de rim   Expressão gênica   Receptor 4 toll-like   Isquemia e reperfusão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dgf | Expressao Genica | Isquemia Reperfusao | Polimorfismo | Toll Like Receptor 4 | Transplante Renal

Resumo

O retardo da função do enxerto renal (ou DGF, de delayed graft function), é definido como a necessidade de tratamento dialítico na primeira semana após o transplante e ocorre em cerca de 20 a 50% dos transplantes de rim de doador falecido. A ocorrência de DGF associa-se à menor sobrevida.do enxerto em longo prazo, devido possivelmente a dois fatores não mutuamente exclusivos: redução permanente da "massa" de néfrons funcionantes e potencialização da resposta imune adaptativa do receptor contra o enxerto pelo processo inflamatório associado à DGF. Experimentalmente, foi demonstrado que elementos da imunidade inata participam da lesão de isquemia-reperfusão, que mimetiza a DGF. A proposta deste estudo é investigar a participação da imunidade inata na ocorrência de DGF, através do estudo da expressão dos genes que codificam para TLR4 (Toll-Like Receptor 4) e MyD88, uma molécula adaptadora através da qual ocorre a sinalização dos TLRs (exceto TLR3). Os níveis de expressão destes genes, em biópsia do rim no período pré-transplante, no sangue periférico e na urina serão comparados entre pacientes com e sem DGF. Além disto será realizado um estudo de associação entre polimorfismos do gene TLR4 e ocorrência de DGF. Potencialmente, este estudo poderá: (1) contribuir para expandir o conhecimento sobre a participação da imunidade inata na patogenia da DGF e revelar marcadores para o diagnóstico precoce de DGF (estudo de expressão gênica); (2) revelar receptores de transplante renal com susceptibilidade genética à DGF (estudo de associação com polimorfismos do gene TLR-4). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE-OLIVEIRA, VINICIUS; CAMPOS, ERIKA F.; GONCALVES-PRIMO, AMADOR; GRENZI, PATRICIA C.; MEDINA-PESTANA, JOSE O.; TEDESCO-SILVA, HELIO; GERBASE-DELIMA, MARIA. TLR4 mRNA Levels as Tools to Estimate Risk for Early Posttransplantation Kidney Graft Dysfunction. TRANSPLANTATION, v. 94, n. 6, p. 589-595, . (08/51327-1)