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A transferência e a ação educativa

Processo: 97/14450-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1998
Data de Término da vigência: 31 de março de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Leandro de Lajonquière
Beneficiário:Elisabete Aparecida Monteiro
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cotidiano escolar   Ensino e aprendizagem   Interação professor aluno   Psicologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cotidiano Escolar | Ensino - Aprendizagem | Professor - Aluno | Psicanalise - Educacao | Psicologia Da Educacao | Transferencia

Resumo

A discussão que emerge da Psicanálise acerca da impossibilidade da Educação aponta para os limites existentes na ação educativa, nos permitindo voltar para a relação professor-aluno, através do vínculo com a noção de transferência, compreendendo essa relação como núcleo em que se desenvolve a educação propriamente dita, a medida em que, mergulhados nessa realidade transferencial, os educadores conduzem seus alunos à uma educação que não se limita a uma realidade externa. Nos remetemos a uma análise-crítica das concepções referentes à relação professor-aluno que sustentam a ação educativa. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTEIRO, Elisabete Aparecida. A transferência e a ação educativa. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.