Busca avançada
Ano de início
Entree

As ciências naturais nas correspondências dos integrantes da comissão científica de exploração (1850-1870)

Processo: 02/08447-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Maria Margaret Lopes
Beneficiário:Rachel Pinheiro
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da ciência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comissao Cientifica Do Ceara | Correspondencia | Historia Das Geociencias | Pratica Cientifica De Campo | Redes De Comunicacao | Seculo Xix

Resumo

O projeto visa dar continuidade à analise iniciada em minha Dissertação de Mestrado da correspondência trocada entre os integrantes da Comissão Científica de Exploração (1856), ampliando tal análise, de modo a utilizar o vasto corpo documental levantado durante o Mestrado e apenas parcialmente trabalhado, a fim de mapear as redes de sociabilidade que ampararam as Geociências no Brasil do século XIX. São objetivos do projeto a análise das questões que envolvem a prática científica em Geociências presentes nas correspondências trocadas entre os integrantes da Comissão Científica; o mapeamento das "redes" de comunicação existentes entre os naturalistas, para deste modo desvendar as filiações teóricas, intelectuais e institucionais que compunham a produção do conhecimento em Geociências e o papel das atividades científicas de campo em meados do século XIX, principalmente no que diz respeito à integração do território nacional e o levantamento de seus recursos minerais, que representava uma preocupação para as elites dirigentes da época; identificar a presença ou não da influência da "ciência humboldtidana" na prática de campo dos naturalistas da Comissão Científica; aprofundar a discussão sobre o muito questionado conceito de "ciência nacional" e a análise do processo que envolveu a emergência e consolidação de uma comunidade científica brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINHEIRO, Rachel. O que nossos cientistas escreviam: algumas das publicações em ciencias no Brasil do seculo XIX. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.