Busca avançada
Ano de início
Entree


O que nossos cientistas escreviam: algumas das publicações em ciencias no Brasil do seculo XIX

Texto completo
Autor(es):
Rachel Pinheiro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Margaret Lopes; Maria Conceição da Costa; Alda Lucia Heizer; Lorelai Brilhante Kury; Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
Orientador: Maria Margaret Lopes
Resumo

A presente tese tem como objetivo considerar a produção textual na área das ciências naturais de um grupo de cientistas brasileiros de meados do século XIX que participaram da Comissão Científica de Exploração formada em 1856 ou que estiveram intimamente ligados a ela, publicada no Guanabara, na Biblioteca Guanabarense, na Revista Brasileira e nos Arquivos da Palestra Científica. Procuramos preencher uma lacuna da historiografia das ciências, que até então não elegeu como foco de investigações alguns dos documentos privilegiados neste estudo. Os cientistas e personagens escolhidos para o desenvolvimento deste trabalho protagonizaram a consolidação de uma comunidade científica no Brasil, que apresentou esforços para se institucionalizar e promover trocas com os cientistas e a ciência internacionais, e estabelecer espaços para a prática científica, publicação e divulgação da ciência praticada em território brasileiro. Para melhor compreender este cenário, foram mesclados estudos sobre as trajetórias de vida de alguns dos naturalistas, algumas sociedades científicas idealizada por eles e o conteúdo de artigos publicados selecionados. (AU)

Processo FAPESP: 02/08447-0 - As ciências naturais nas correspondências dos integrantes da comissão científica de exploração (1850-1870)
Beneficiário:Rachel Pinheiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado