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Jogo e aprendizagem escolar: análise de uma proposta de formação continuada de professores

Processo: 01/03643-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Tizuko Morchida Kishimoto
Beneficiário:Alessandra Pimentel
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Profissional | Educacao Ludica | Ensino Fundamental | Formacao De Professores | Pesquisa Acao | Teoria Socio Historica

Resumo

Junto a professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de uma escola municipal de São Paulo, será realizada uma pesquisa-ação no decorrer de um ano letivo com o propósito de investigar a viabilidade de uma proposta de formação continuada de professores fundamentada no paradigma da educação lúdica - perspectiva em que o jogo é o mediador privilegiado da escolarização. Considerando que o desenvolvimento profissional é um processo em permanente transformação, instaurar-se-á uma relação colaborativa-investigativa com os professores visando que exerçam o papel de profissionais reflexivos, analisando sua atuação com vistas à melhoria da qualidade do ensino: Em sintonia com as idéias elaboradas pela matriz sócio-histórica sobre as relações entre jogo e desenvolvimento das funções psicológicas superiores e com base no conceito de zona de desenvolvimento proximal, as estratégias formativas foram formuladas de acordo com o princípio da homologia dos processos, noção que visa a coerência entre o percurso formativo e a atuação pedagógica pretendida. A capacidade do projeto em alcançar seus objetivos, em direção ao paradigma de educação lúdica, será avaliada por um conjunto de informações obtidas pelos registros escritos e em vídeo, no transcorrer de todo o percurso. Entrevistas e análise microgenética (na qual os professores estarão implicados) são previstas de modo a capturar as transformações propiciadas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALESSANDRA PIMENTEL. A ludicidade na educação infantil: uma abordagem histórico-cultural. Psicologia da Educação, n. 26, p. 109-133, . (01/03643-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIMENTEL, Alessandra. Jogo e desenvolvimento profissional: análise de uma proposta de formação continuada de professores. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.