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O metrô de São Paulo e a urbanização rodoviária: o projeto de Prestes Maia para a prefeitura entre um pico na demanda por transportes coletivos e a implantação da indústria automobilística no Brasil (1945-1956)

Processo: 97/12386-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1998
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2000
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Maria Irene de Queiroz Ferreira Szmrecsanyi
Beneficiário:Marco Aurélio Lagonegro
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metrô   Transporte coletivo   Transporte rodoviário   Elite   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Elites | Metro | Rodoviarismo

Resumo

Estudo do projeto de metrô elaborado por Prestes Maia em 1955-56 tendo em vista suas relações com 1) as opções da elite paulista por projetos rodiviaristas; 2) demandas populares por transportes coletivos; 3) oferta de capitais e tecnologia no período. As três hipóteses acima reúnem-se para entendimento do modelo urbano atual da cidade. (AU)

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