Busca avançada
Ano de início
Entree

Exclusão com estímulos visuais e múltiplas relações de condicionalidade na linha de base

Processo: 02/06142-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Claudia Kami Bastos Oshiro
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Exclusão   Estímulos   Comparação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Discriminativo | Controle Por Selecao | Exclusao

Resumo

Este projeto, integrado a um projeto de pesquisa mais amplo, visa investigar condições sob as quais ocorre a "exclusão", um fenômeno comportamental robusto, demonstrado experimentalmente pela seleção imediata de um estímulo de comparação indefinido, quando o estímulo modelo também é um estímulo indefinido experimentalmente, isto é, ambos os estímulos são "novos" na situação experimental, sem uma história prévia que torne aquele estímulo de comparação, em particular, um estímulo discriminativo para a resposta de seleção. O fenômeno tem sido extensamente replicado com uma preparação experimental de linha de base de discriminações condicionais em que o participante aprende que a cada estímulo modelo corresponde um e, apenas um, estímulo de comparação. Trabalho recente (de Souza, 2001; Costa, Domeniconi, & de Souza, 2002) demonstrou a ocorrência de exclusão também quando os participantes aprendem a relacionar um mesmo nome a duas figuras diferentes ou a relacionar três nomes diferentes a uma mesma figura. Esses resultados sugerem que o desempenho por exclusão independente do número de relações condicionais de que um mesmo estímulo participa, contribuindo para aumentar a generalidade do fenômeno. No entanto, os estudos com exclusão geralmente empregam modelos auditivos. O presente estudo pretende empregar apenas estímulos visuais (como estímulos modelo e de comparação). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)