Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de fontes de selênio através da biodisponibilidade, atividade da glutationa peroxidase e técnica de diluição isotópica

Processo: 02/01672-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2002
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Marcus Antonio Zanetti
Beneficiário:Fernanda Alves de Paiva
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodisponibilidade | Nutricao Mineral | Selenito De Sodio | Selenometionina

Resumo

Considerando a essencialidade do selênio na nutrição animal e sua deficiência na maior parte do nosso país, a suplementação se torna indispensável. Surgiram recentemente formas orgânicas do mineral, havendo dúvidas sobre sua efetividade real. O objetivo do trabalho é o de estudar em carneiros, a efetividade de fontes orgânicas comparadas com o selenito de sódio, através de estudos de biodisponibilidade, distribuição nos tecidos, atividade da glutationa peroxidase e absorção verdadeira do selênio através da técnica de diluição isotópica com 75Se. O experimento será conduzido na FZEA/USP, por um período de 120 dias, utilizando quarenta e nove cordeiros machos, alojados em gaiolas de metabolismo. O trabalho constará de dois experimentos: Experimento I: Serão utilizados 40 carneiros, divididos em dez tratamentos, sendo um com dieta basal e mais três fontes com três níveis. A biodisponibilidade será determinada através da técnica do "slope ratio" (LITTELL et al., 1995). Experimento II: Serão utilizados nove cordeiros, divididos em três tratamentos, um para cada fonte. Após a adaptação, será injetado o Se75 e colhidas amostras de sangue até o 7º dia. Neste período também haverá colheita total de fezes e de urina. As atividades específicas do plasma, fezes e urina serão determinadas por um contador de radiação gama e serão utilizadas para determinar as perdas endógenas e calcular a absorção verdadeira do mineral. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAIVA, F. A.; SARAN NETTO, A.; CORREA, L. B.; SILVA, T. H.; GUIMARAES, I. C. S. B.; DEL CLARO, G. R.; CUNHA, J. A.; ZANETTI, M. A.. Organic selenium supplementation increases muscle selenium content in growing lambs compared to inorganic source. Small Ruminant Research, v. 175, p. 57-64, . (02/01672-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAIVA, Fernanda Alves de. Avaliação de fontes de selênio para ovinos. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.