Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das características limnológicas e avaliação da descontinuidade serial na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Bonito (Ribeirão Bonito, SP)

Processo: 00/01740-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Maria do Carmo Calijuri
Beneficiário:Simone Frederigi Benassi
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Matéria orgânica do solo   Rios   Autodepuração   Bacia hidrográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autodepuracao | Bacia Hidrografica | Materia Organica | Ribeirao Bonito | Rios | Variaveis Limnologicas

Resumo

Para entender os ecossistemas lóticos de maneira mais preditiva, diversos autores formularam algumas teorias holísticas para explicar a organização espacial dos rios. Dentre as teorias o conceito do "Contínuo Fluvial" ("River Continuum Concept "-RCC) proposto por VANNOTE et al. (1980), considera o rio como um sistema que possui um gradiente contínuo das condições ambientais. Esta teoria apresenta-se ainda bastante contraditória, principalmente quando aplicadas em bacias hidrográficas que sofrem ações antrópicas como a descarga de matéria orgânica. Para rios que apresentam ações antrópicas como represamento, WARD & STANFORD (1983) propuseram o conceito da "Descontinuidade Serial", postulando que o represamento rompe o gradiente do rio em relação as condições ambientais, produzindo mudanças longitudinais. SABATER et al. (1989) acreditam que o conceito da "Descontinuidade Serial" pode ser usado para medir outros fatores como a entrada de efluentes e o processo de autodepuração. Com base nestas teorias, este projeto visa estudar a autodepuração e a entrada de efluentes como fatores que podem romper o gradiente ambiental de um ecossistema lótico, como colocado por SABATER et al. (1989). Para tanto, estudaremos a bacia hidrográfica do ribeirão Bonito (Ribeirão Bonito-SP), que apresenta características favoráveis para o desenvolvimento do estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BENASSI, Simone Frederigi. Estudo das variáveis limnológicas e do processo de autodepuração na \descontinuidade serial\ do Ribeirão Bonito (SP). 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.