Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo das variáveis limnológicas e do processo de autodepuração na \descontinuidade serial\ do Ribeirão Bonito (SP)

Texto completo
Autor(es):
Simone Frederigi Benassi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Carlos. , gráficos, ilustrações, tabelas.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria do Carmo Calijuri; Antonio Fernando Monteiro Camargo; Luiz Antonio Daniel
Orientador: Maria do Carmo Calijuri
Área do conhecimento: Engenharias - Engenharia Sanitária
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos; EESC/TESE 0849; Universidade de São Paulo. Biblioteca do Instituto de Geociências; IGC/T B456 SF.e
Resumo

Este trabalho teve como objetivo estudar o comportamento espaço-temporal das variáveis limnológicas, no Ribeirão Bonito (SP) a fim de avaliar a descontinuidade ocasionada pelas fontes poluidoras e o processo de autodepuração. Para tanto, foram determinadas variáveis físico-químicas, biológicas, climatológicas e hidrológicas, no eixo longitudinal do rio e utilizado como ferramenta para diferentes cenários de simulações das concentrações de oxigênio dissolvido, o modelo QUAL2E. Foi possível observar, que muitas das variáveis limnológicas estudadas no Ribeirão Bonito sofrem \"descontinuidades\" devido à entrada de esgoto. As concentrações de oxigênio dissolvido têm um gradiente positivo da nascente até a estação 4, sofrendo uma descontinuidade após a estação 6 onde detecta-se o primeiro lançamento de esgoto. O comportamento dessa variável após a entrada de esgoto foi distinto nos dois períodos estudados. As análises de \"Cluster\" e PCA (Análise dos Componentes Principais), realizadas com as médias das variáveis limnológicas, distinguiram diferentes grupos no perfil longitudinal do ribeirão Bonito. Essa distinção pode ser atribuída às já citadas entradas de efluentes e também em decorrência da presença do tributário do Curtume. Pode-se constatar que mesmo com o auxílio natural do processo de autodepuração, muitas das variáveis estudadas não se enquadram aos padrões do corpo receptor conforme previsto pela resolução número 20/86 do CONAMA, sugerindo assim, neste trabalho, um grau de tratamento dos efluentes para que estes padrões sejam respeitados. (AU)

Processo FAPESP: 00/01740-8 - Estudo das características limnológicas e avaliação da descontinuidade serial na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Bonito (Ribeirão Bonito, SP)
Beneficiário:Simone Frederigi Benassi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado