Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo limnologico comparado dos rios lavapes e capivara (botucatu, sp), com enfase na estrutura das comunidades planctonicas.

Processo: 96/11966-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 1997
Vigência (Término): 31 de dezembro de 1997
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marcos Gomes Nogueira
Beneficiário:Evandro Mateus Moretto
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Físico-química   Reservatórios   Ecossistemas lóticos   Zooplâncton   Fitoplâncton

Resumo

O presente trabalho se propõe a fazer um estudo limnológico comparado dos trechos inferiores dos Rios Lavapés e Capivara. Esses rios nascem na região de Cuestas Basalticas de Botucatu(SP) e deságuam na Represa de Barra Bonita(Rio Tiete-SP). O rio Lavapés está sujeito a severo processo de eutrofização devido a despejos de esgotos domésticos e industriais, enquanto que o Rio Capivara apresenta seu trecho em áreas não urbanizadas e sob menor grau de impacto ambiental. O trabalho será realizado em duas épocas do ano, inverno (estiagem) e verão (chuvoso), e em oito estações de amostragem. Serão analisados parâmetros climatológicos (temperatura, precipitação, vento e insolação), variáveis físico-químicas e biológicas (fitoplâncton e zooplâncton). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)