Busca avançada
Ano de início
Entree

Licenciatura em Educação Física: o possível reflexo dessa formação na região do grande ABC

Processo: 00/03673-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2000
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Joao Batista Andreotti Gomes Tojal
Beneficiário:Evando Carlos Moreira
Instituição Sede: Faculdade de Educação Física (FEF). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação física   Formação profissional   Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atuacao Profissional | Educacao Fisica | Formacao Academica | Formacao Profissional | Grade Curricular

Resumo

A necessidade de se pensar numa formação profissional que, privilegie o ser humano dentro dos seus limites e capacidades, tendo o compromisso de formar e capacitar a criança, o jovem e o adulto, para que vivam melhor dentro do meio que se inserem, analisando que tipo de formação acadêmica é transmitida aos futuros professores dos cursos de Licenciatura em Educação Física, é o tema deste projeto de estudo para a dissertação de mestrado. Devido a uma pesquisa realizada na graduação, onde as conclusões apontavam a falta de compromisso na atuação profissional para com os alunos, surgiram-me inquietações, sobre a maneira como vêm sendo formados os futuros professores de Educação Física. Acredito que na formação acadêmica não são oferecidos subsídios necessários para uma atuação que possa contribuir para uma melhor formação do profissional, priorizando-se a formação tecnicista em detrimento da pedagógica. Será que o reflexo dessa formação, poderá ser percebido na atuação futura? Pretendo assim, verificar se são fornecidos aos alunos de graduação subsídios compatíveis com a técnica e a pedagogia do trabalho de Educação Física na composição da grade curricular e que contribuições os graduandos estão levando para sua atuação. No intuito de alcançar o objetivo, estarei desenvolvendo um estudo qualitativo, combinando a pesquisa bibliográfica sobre o tema formação profissional, bem como uma pesquisa documental sobre os currículos de cursos de graduação em Educação Física e ainda a pesquisa de campo. Elegi como universo de estudo cinco cursos de Licenciatura em Educação Física na região do Grande ABC, tendo como ponto de observação a grade curricular das disciplinas de cunho pedagógico e planos de ensino com a. bibliografia indicada. Utilizar-me-ei de um questionário fechado para verificação do campo de atuação profissional de alunos egressos desses cursos e como vêm atuando no ensino. A analise de dados será feita, confrontando as grades curriculares oferecidas nos cursos e a organização dos planos de ensino dos egressos quando da atuação no mercado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOREIRA, Evando Carlos. Licenciatura em educação fisica: reflexos dessa formação na região do grande ABC. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Campinas, SP.