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Licenciatura em educação fisica: reflexos dessa formação na região do grande ABC

Texto completo
Autor(es):
Evando Carlos Moreira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Data de defesa:
Membros da banca:
João Batista Andreotti Gomes Tojal; Lamartine Pereira da Costa; Roberto Rodrigues Paes
Orientador: João Batista Andreotti Gomes Tojal
Resumo

Visando contribuir para que a Educação Física possa agir como instrumento de desenvolvimento da cultura humanística e social, no sentido da melhoria da qualidade de vida da sociedade, principalmente dos alunos da Educação Básica, conseqüentemente através deste estudo observa-se que a formação acadêmica dos futuros professores não oferece subsídios necessários para atuação profissional comprometida, priorizando o tecnicismo, contudo, não auxiliando na formação do indivíduo. Pretendeu-se com este estudo verificar se são fornecidos aos alunos dos cursos de licenciatura em Educação Física subsídios compatíveis com as questões técnicas ou pedagógicas do trabalho que permita participação no processo escolar e as contribuições que levam para atuação. Estas inquietações surgiram a partir de uma pesquisa realizada nos tempos de graduação, em que se constatou a ausência de mecanismos na formação profissional que pudesse contribuir em uma atuação comprometida com a formação humana dos indivíduos. Foram levantados no referencial teórico, assuntos referentes à formação profissional brasileira, iniciada por influência de outros países, bem como os modelos que se fizeram presentes durante muito tempo na Educação Física. Tomou-se necessário para o presente trabalho, observar em que mercado de trabalho os alunos formados nos cursos de Licenciatura em Educação Física estão sendo inseridos e quais são as políticas de desenvolvimento da Educação Física no Estado de São Paulo. Fez-se necessário destacar as necessidades básicas da formação profissional em Educação Física. Elegi como universo de estudo cinco cursos de licenciatura em Educação Física existentes na região do Grande ABC, tendo como ponto de observação, grade curricular, programas de ensino e entrevista com alunos formandos. Verificou-se assim, que os cursos acontecem de maneira a atender as demandas mercadológicas e os modismos do momento, não se preocupando em formar profissionais para o âmbito escolar. Isso foi possível, pois identificamos qual é a visão dos alunos que estão sendo formados por estas instituições, constatando qual é o reflexo dos cursos de Licenciatura em Educação Física no Grande ABe (AU)

Processo FAPESP: 00/03673-6 - Licenciatura em Educação Física: o possível reflexo dessa formação na região do grande ABC
Beneficiário:Evando Carlos Moreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado