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Caracterização e tendências do desenvolvimento de produto na indústria brasileira de autopeças a partir da reestruturação pela qual passa essa indústria

Processo: 98/02216-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1999
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia do Produto
Pesquisador responsável:José Carlos de Toledo
Beneficiário:Mariella Consoni Florenzano Souza
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento de produtos   Autopeças   Indústria automobilística   Competitividade   Estratégia de produção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento De Produto | Estudo De Casos | Industria De Auto Pecas

Resumo

A função desenvolvimento de produto tem se revelado cada vez mais importante para a competitividade das empresas, principalmente com a crescente globalização da economia mundial. O processo de desenvolvimento de produto encontra-se na interface entre a empresa e o mercado - daí sua importância estratégica - cabendo a ele: desenvolver um produto que atenda às expectativas do mercado, em termos da qualidade total do produto; desenvolver o produto no tempo adequado, ou seja, mais rápido que os concorrentes; e a um custo de projeto compatível. Além disso, também deve ser assegurada a manufaturabilidade do produto desenvolvido, ou seja, a facilidade de produzi-lo, atendendo as restrições de custos e de qualidade. Para enfrentar a abertura do mercado brasileiro ao comércio internacional, as montadoras no Brasil estão renovando e atualizando rapidamente suas linhas de modelos. Não somente tem ocorrido o lançamento de novos modelos, como também tem aumentado a atualização e o conteúdo tecnológico do produto nacional. Sendo assim, as empresas de autopeças estão sendo coagidas a desenvolver novos produtos em tempo hábil para que as montadoras possam, por sua vez, lançar os novos veículos oportunamente. Os projetos de novos produtos não só precisam atender a cronogramas das montadoras, mas também anteciparem-se a seus concorrentes fornecedores de autopeças. Aliada a isso, a globalização da economia trouxe consigo a política de fornecimento global, denominada global sourcing, que deve reduzir de forma drástica o nível de participação de componentes e peças nacionais nos veículos fabricados no país, evidenciada por um período de reestruturação através de fusões e aquisições de empresas que hoje caracterizam a inserção do país em cadeias produtivas globais. O projeto em questão se propõe a fazer uma análise exploratória sobre as tendências do processo de desenvolvimento de produto na indústria brasileira de autopeças, por meio de estudo de casos em empresas representativas desse setor no estado de São Paulo, especificamente no caso de empresas adquiridas por grupos estrangeiros. A questão é saber quais etapas do processo passam a ser realizadas na matriz e quais etapas serão realizadas nas unidades brasileiras, analisar os mecanismos de comunicação e integração das etapas de desenvolvimento realizadas na matriz com as etapas realizadas no Brasil e com o processo de fabricação; e por fim analisar a capacitação requerida, das unidades locais, para as atividades de desenvolvimento de produto. Esse projeto se insere nas atividades da linha de pesquisa "Qualidade no Desenvolvimento de Produto" do PPG-EP da Universidade Federal de São Carlos. (AU)

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