Busca avançada
Ano de início
Entree

Aquisição de habilidades de leitura e escrita: um percurso do laboratório a clínica-escola

Processo: 96/01200-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1996
Data de Término da vigência: 31 de maio de 1999
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
Beneficiário:Sílvia Regina de Souza
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura   Escrita   Discriminação (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discriminacao Condicional | Equivalencia | Escrita | Leitura | Matching To Sample | Pre-Escolares

Resumo

Em estudo, por nós desenvolvido, investigando as relações entre leitura e escrita em crianças pré-escolares utilizando o procedimento de matching to sample, redes de discriminação condicional e equivalência de estímulos, os resultados mostraram que o número de tentativas para obtenção de critério na relação DA (leitura auditiva receptiva) foi maior que o necessário para a aquisição de critério em AB (cópia) indicando que leitura parece facilitar a aquisição de cópia, entretanto, o inverso não foi verdadeiro. Os resultados sugeriram que o ensino de leitura antes do ensino de escrita mostrou-se um procedimento mais eficiente de ensino. Este projeto pretende investigar mais aprofundadamente os efeitos de variáveis, não contempladas no estudo anterior, na aquisição de leitura e escrita. Sendo assim, três estudos serão desenvolvidos utilizando os mesmos procedimentos dos estudos anteriores. Participarão como sujeitos crianças pré-escolares de escolas públicas de São Carlos. Os dados deverão ser analisados inter e intra-grupos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)