Busca avançada
Ano de início
Entree

Os efeitos reforçadores relativos aos operantes verbais de tato e textual em relações entre estímulos equivalentes

Processo: 10/14525-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Luiza de Moura Guimarães
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Análise do comportamento   Aprendizagem

Resumo

Apesar da relevância da leitura ser inquestionável, os déficits dessa habilidade acadêmica, principalmente em crianças, são queixas frequentes de pais e professores. Muitos estudos da área da análise do comportamento têm demonstrado que o desempenho em comportamentos expressivos em testes de equivalência é superior quando se emparelha palavra ditada com figura do que quando se emparelha palavra ditada com palavra impressa. Por isso, o objetivo do presente estudo é investigar se o efeito reforçador relativo aos operantes verbais de tato e textual se relaciona com os desempenhos expressivos dos indivíduos na presença de figuras e de palavras escritas. O estudo será realizado com dois grupos de participantes. No primeiro grupo, participarão dez alunos universitários e no segundo, participarão dez crianças, de desenvolvimento típico, sem repertório de leitura. O procedimento para coleta de dados se dividirá em duas fases. A primeira fase do experimento será constituída de um procedimento de escolha de acordo com o modelo (do inglês, matching-to-sample - MTS) e a segunda de um procedimento de escolha. Os resultados deste estudo poderá permitir um maior entendimento acerca do comportamento simbólico, bem como maior compreensão das relações entre estímulos equivalentes. Palavras-chave: Equivalência de estímulo; comportamento simbólico; análise do comportamento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIZA DE MOURA GUIMARÃES; GIOVANA ESCOBAL; CELSO GOYOS. O papel da função reforçadora das relações verbais de tato e textual, em contexto de equivalência de estímulos, em universitários. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 27, n. 3, p. 522-530, 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.