Busca avançada
Ano de início
Entree

Os efeitos reforçadores relativos aos operantes verbais de tato e textual em relações entre estímulos equivalentes

Processo: 10/14525-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Luiza de Moura Guimarães
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do comportamento   Comportamento simbólico   Equivalência de estímulos   Preferências   Aprendizagem

Resumo

Apesar da relevância da leitura ser inquestionável, os déficits dessa habilidade acadêmica, principalmente em crianças, são queixas frequentes de pais e professores. Muitos estudos da área da análise do comportamento têm demonstrado que o desempenho em comportamentos expressivos em testes de equivalência é superior quando se emparelha palavra ditada com figura do que quando se emparelha palavra ditada com palavra impressa. Por isso, o objetivo do presente estudo é investigar se o efeito reforçador relativo aos operantes verbais de tato e textual se relaciona com os desempenhos expressivos dos indivíduos na presença de figuras e de palavras escritas. O estudo será realizado com dois grupos de participantes. No primeiro grupo, participarão dez alunos universitários e no segundo, participarão dez crianças, de desenvolvimento típico, sem repertório de leitura. O procedimento para coleta de dados se dividirá em duas fases. A primeira fase do experimento será constituída de um procedimento de escolha de acordo com o modelo (do inglês, matching-to-sample - MTS) e a segunda de um procedimento de escolha. Os resultados deste estudo poderão permitir um maior entendimento acerca do comportamento simbólico, bem como maior compreensão das relações entre estímulos equivalentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIZA DE MOURA GUIMARÃES; GIOVANA ESCOBAL; CELSO GOYOS. O papel da função reforçadora das relações verbais de tato e textual, em contexto de equivalência de estímulos, em universitários. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 27, n. 3, p. 522-530, . (10/11201-9, 10/14525-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.