Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de previsão agrometeorológica de ramulose e mancha angular do algodoeiro

Processo: 03/00325-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2003
Vigência (Término): 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Agrometeorologia
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Sentelhas
Beneficiário:José Eduardo Boffino de Almeida Monteiro
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil

Resumo

O projeto pode ser resumido em quatro fases. A primeira consiste na condução de ensaios em câmaras de crescimento, onde plantas de algodeiro serão inoculadas com os patógenos causadores da Ramulose e da Mancha Angular, separadamente, em seguida, submetidos a diversas combinações de temperatura e duração de molhamento. Serão avaliados os componentes monocíclicos das duas doenças. Na seqüência, serão testados modelos matemáticos que melhor definam a relação entre os componentes monocíclicos e as variáveis temperaturas e molhamento. Serão conduzidos ensaios de campo (fase II) para avaliar a intensidade das doenças em áreas inoculadas e não inoculadas, concomitantemente ao monitoramento agrometeorológico. Será realizada a análise dos dados obtidos nos ensaios de campo, relacionando a intensidade da doença e as variáveis meteorológicas. Esses resultados serão avaliados (fase III) em conjunto com os modelos obtidos na fase de câmaras de crescimento. Ao identificar discordâncias entre os dados de câmara de crescimento e de condições de campo, serão propostos ajustes, que levem em consideração as exceções ou particularidades observadas nas condições naturais de campo. Posteriormente, será proposto um modelo simulador final que inclua informações geradas em câmaras de crescimento e no campo. Definido o modelo, este será avaliado (fase IV) por meio de novos ensaios de campo, comparando-se doença estimada pelo modelo e avaliada no campo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANT’ANA‚ AC; ALVES‚ WA; SANTOS‚ RHA; FERREIRA‚ AMD; TEMPERINI‚ M.L.A. The adsorption of 2‚ 2’: 6’‚ 2’’-terpyridine‚ 4’-(5-mercaptopentyl)-2‚ 2’: 6’‚ 2’’-terpyridinyl‚ and perchlorate on silver and copper surfaces monitored by SERS. Polyhedron, v. 22, n. 13, p. 1673-1682, 2003.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTEIRO, José Eduardo Boffino de Almeida. Índice de favorabilidade agrometeorológica da ramulose (Coletotrichum gossypii pv. cephalosporioides) e da mancha angular (Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum) do algodoeiro. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.