Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de anticorpos séricos anti-Escherichia coli produtoras de toxinas Shiga (STEC) em adultos normais da Grande São Paulo

Processo: 02/04784-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Solange Barros Carbonare
Beneficiário:Lucy Beatriz Zapata Quintanilla
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escherichia coli Shiga toxigênica   Colite
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escherichia Coli | Stec

Resumo

Escherichia coli produtoras de toxinas Shiga (STEC) são responsáveis por casos de colite hemorrágica (HC) ou síndrome urêmica nemontica (HUS), que ocorrem com maior freqüência nos países desenvolvidos. No Brasil, algumas linhagens de STEC têm sido detectadas em amostras provenientes de pacientes com diarréias não complicadas ou de animais, mas raros os relatos de HC ou HUS. Existem semelhanças entre STEC and E. coli enteropatogênica (EPEC), o principal causador de diarréias infantis no Brasil, como a capacidade de produzir lesões "attaching and effacing" sobre microvilos dos enterócitos, e a presença de fatores de virulência codificados pela ilha de patogenicidade LEE. Anticorpos anti-EPEC são encontrados tanto em amostras de soros de crianças e adultos como também em amostras de colostro de mulheres brasileiras. Nosso objetivo é pesquisar a presença de anticorpos anti-STEC no soro de indivíduos normais da nossa população. Serão analisados soros de doadores de sangue da Grande São Paulo através de ensaios de ELISA e imunoblotting com antígenos de duas linhagens de E. coli: O111:H- (produtora de Stx1) e O157:H7 (produtora de Stx2). Devido às semelhanças entre EPEC e STEC, e devido à grande distribuição de EPEC em nosso meio, existe a possibilidade de haver na população uma proteção natural à STEC conferida pela imunidade dirigida à EPEC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUINTANILLA, Lucy Beatriz Zapata. Anticorpos séricos anti Escherichia coli enterohemorrágica (EHEC) em adultos saudáveis da Grande São Paulo. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.