Uma abordagem de sistemas complexos para desenvolvimento e planejamento urbano
Modelagem numérica de fluídos geofísicos em malhas geodésicas
Mudanças estruturais matemáticas no pensamento teórico musical até o Renascimento:...
Processo: | 97/14617-5 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 1998 |
Data de Término da vigência: | 30 de junho de 1999 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação |
Pesquisador responsável: | Sergio Roberto Nobre |
Beneficiário: | Antonio Rodolfo Barreto |
Instituição Sede: | Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil |
Assunto(s): | História da matemática Estatística Ensino de matemática Ensino e aprendizagem |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Historia Da Estatistica | Historia Da Matematica |
Resumo O escopo primordial deste trabalho é apresentar uma abordagem histórica do desenvolvimento da estatística no Brasil, buscando trilhar seus passos evolutivos e fazer uma análise referente aos fatores sociais e científicos que contribuíram para esse desenvolvimento. Há também uma preocupação em proporcionar esclarecimento referente ao local e à época em que foi institucionalizado o ensino de estatística no Brasil e resgatar quem foram seus desbravadores, assim como determinar quais foram às influências e necessidades que os levaram a iniciar a utilização efetiva dos métodos estatísticos. Em suma, o propósito deste trabalho é oferecer algumas elucidações sobre o desenvolvimento da estatística, tendo como foco central suas origens e sua aplicabilidade nas ciências brasileiras e no seu processo de ensino e aprendizagem. (AU) | |
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