Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de PMN

Processo: 97/12533-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1998
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Zaghete Bertochi
Beneficiário:Alberto Adriano Cavalheiro
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aditivos | Ferroeletrico | Pechini | Relaxor

Resumo

O PMN é um material com propriedades dielétricas e ferroelétricas de relaxação muito interessantes do ponto de vista industrial. Essas propriedades são função do controle químico, estequiométrico e de nucleação de fases. No entanto, o uso de aditivos, buscando solucionar problemas de síntese, sinterabilidade e estabilidade da fase Perovskita, ou mesmo melhorar as propriedades da cerâmica PMN vêm sendo investigados. Desse modo, propõe-se investigar, através de MEV, BET e DRX (aliado ao método de Rietveld), a microestrutura e as propriedades da cerâmica PMN contendo os aditivos niobatos de lítio e de potássio num intervalo inicialmente proposto entre 0,1 e 5,0 mol%, preparada pela combinação dos métodos Pechini e precipitação parcial de oxalatos. Os resultados serão comparados com os da cerâmica pura, visando estabelecer condições que permitam obter uma cerâmica PMN com as melhores propriedades finais possíveis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAVALHEIRO, Alberto Adriano. Influência dos dopantes potássio e lítio na cerâmica relaxora niobato de chumbo e magnésio (PMN). 0000. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Química. Araraquara Araraquara.