Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação química de chás brasileiros

Processo: 99/04316-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1999
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Wagner Vilegas
Beneficiário:Fabio Donisete Pezzuto de Andrade
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chas | Cromatografia | Espectroscopia | Ilex | Metabolitos Polares

Resumo

Em muitos países, os chás são consumidos em grande quantidade, seja como um medicamento, seja simplesmente como uma bebida agradável ao paladar. Em nosso país, muitos chás são consumidos sem que se conheça a composição química dos mesmos, o que pode acarretar sérios danos para a saúde. Por outro lado, inúmeras espécies vegetais brasileiras permanecem sub-utilizadas, devido ao desconhecimento de suas propriedades biológicas, estas advindas de seus constituintes químicos. Muitas dessas espécies ocorrem em regiões de campos rupestres, ainda pouco explorada com relação ao seu potencial. Alguns exemplos incluem os gêneros Ilex, Maytenus, Mikania, etc. Pretendemos executar o estudo dos chás, iniciando pelas espécies do gênero Dex e com isso contribuir para aumentar os conhecimentos sobre os metabólitos polares de plantas brasileiras. Para isso, serão preparados chás/extratos polares das espécies selecionadas. Os extratos serão fracionados cromatograficamente e as estruturas determinadas espectrometricamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Fabio Donisete Pezzuto de. Estudo químico de chás brasileiros. 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Química. Araraquara Araraquara.