Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de métodos de extração ultra-sônica para análise de amostras de interesse agronômico e ambiental por espectrometria de absorção e emissão atômicas: ETAAS, ICP-OES e TS-FFAAS

Processo: 00/14624-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2001
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Francisco José Krug
Beneficiário:Dário Santos Júnior
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Etaas | Extracao Ultra Sonica | Icp-Oes | Preparo De Amostras | Ts-Ffaas

Resumo

A extração ultra-sônica de metais tem sido proposta como uma alternativa para o preparo de amostras. Os principais atrativos desse método de extração são a rapidez, baixo custo, reduzida manipulação da amostra, maior segurança (evita-se a manipulação de ácidos concentrados), facilidade de mecanização, menor consumo de reagentes e pequena geração de resíduos indesejáveis. Entretanto, ainda são necessárias informações sobre as variáveis que influenciam a extração, bem como sua viabilidade para extração de diferentes analitos em diferentes tipos de amostras. Á proposta desse trabalho é desenvolver métodos de extração ultra-sônica, para diferentes matrizes, visando a determinação dos elementos Al, As, B, Ca, Cd, Co, Cr, Cu, Fe, K, Mg, Mn, Mo, Na, Ni, Pb, Se, Sr e Zn por espectrometria de emissão atômica com plasma de argônio (ICP-OES), espectrometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica em forno de garfite (GFAAS) e em filamento de tungstênio (WC-ETAAS) e espectrometria de absorção atômica com injeção da amostra por nebulização térmica em forno aquecido por chama (TS-FF-AAS). O tamanho das partículas, a concentração da suspensão, a concentração dos extratores, o tipo de processador ultra-sônico (banho ou sonda), a amplitude do ultra-som, a potência da sonda ultra-sônica e a duração da sonicação serão avaliados para extração de cada analito em amostras de interesse agronômico e ambiental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA‚ F.; DE SOUZA‚ S.S.; SANTOS‚ D.; KRUG‚ F.J.. Evaluation of electrodeposited tungsten chemical modifier for direct determination of chromium in urine by ETAAS. Microchemical Journal, v. 78, n. 1, p. 7-13, . (02/01693-5, 00/14624-6)