Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel das leguminosas em dois ecossistemas tropicais - Amazônia e Cerrado - utilizando-se a técnica isotópica

Processo: 01/09984-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Martinelli
Beneficiário:Gabriela Bielefeld Nardoto
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Leguminosae   Florestas   Nitrogênio   Carbono

Resumo

As leguminosas arbóreas representam uma das mais diversas e abundantes famílias de plantas superiores, tanto em floresta como savana tropical. Isótopos estáveis de N e C serão utilizados para analisar o papel das leguminosas dentro de uma floresta tropical não limitada por N, como a floresta de terra-firme amazônica, e comparar a potencial fixação de N em espécies dessa família no Cerrado onde o ciclo de N é mais conservativo. E, ainda, será realizado um estudo em áreas submetidas ao corte seletivo de madeiras, uma importante forma de uso da terra na floresta de terra-firme amazônica, que poderá fornecer informações relacionadas à abundância e estabelecimento de fixação de N após uma perturbação no sistema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Dieta da população brasileira está cada vez mais padronizada 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NARDOTO, GABRIELA BIELEFELD; HENRY BALBAUD OMETTO, JEAN PIERRE; EHLERINGER, JAMES R.; HIGUCHI, NIRO; DA CUNHA BUSTAMANTE, MERCEDES MARIA; MARTINELLI, LUIZ ANTONIO. Understanding the Influences of Spatial Patterns on N Availability Within the Brazilian Amazon Forest. ECOSYSTEMS, v. 11, n. 8, p. 1234-1246, DEC 2008. Citações Web of Science: 52.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.