Busca avançada
Ano de início
Entree

Cadernos escolares: funções e significados para alunos da primeira série do ensino fundamental

Processo: 00/01888-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Anabela Almeida Costa e Santos
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem escolar   Etnografia   Relação aluno-escola   Interação professor aluno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cadernos Escolares | Pesquisa Etnografica | Relacao Aluno - Escola | Relacao Professor - Aluno

Resumo

Este projeto tem como objetivo contextuar funções e papéis ocupados por cadernos escolares em uma sala de aula da primeira série do ensino fundamental, tendo como foco a utilização destes pelos alunos. O caderno é um importante dispositivo escolar que, além de ser suporte para a realização de atividades, interfere no modo como se dá o processo de ensino-aprendizagem, trazendo-lhe peculiaridades relativas tanto aos modos de organização e formatação de atividades, quanto às exigências feitas aos alunos. Através deste estudo, pretende-se compreender como os alunos são iniciados na utilização escolar deste material e quais são os significados que o caderno assume para eles ao longo deste contato. Considera-se o caderno um importante mediador das relações do aluno com a escola e o professor, assim, esta pesquisa poderá revelar aspectos importantes destas. Os procedimentos utilizados neste estudo serão: observação participante em uma sala de aula, entrevistas com alunos e análise de seus cadernos. As informações obtidas serão analisadas qualitativamente, a fim de descrever detalhadamente o modo como os cadernos escolares são vistos pelos alunos. As relações estabelecidas com os objetos e indivíduos envolvidos na escolarização exercem influências no desempenho escolar dos alunos, deste modo, aprofundar a compreensão em relação aos cadernos, objetos tão fundamentais na educação atual, traz elementos para a compreensão do sucesso e fracasso escolares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Anabela Almeida Costa e. Cadernos escolares na primeira série do ensino fundamental: funções e significados. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.