Busca avançada
Ano de início
Entree

A cultura popular como recurso didático para a arte-educação

Processo: 96/05307-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1996
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1998
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Educação Artística
Pesquisador responsável:Haydée Dourado de Faria Cardoso
Beneficiário:Izabel Mota Costa
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura popular   Ensino e aprendizagem   Didática   Arte-educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte-Educacao | Cultura Popular | Diadatica | Educacao

Resumo

O projeto objetiva criar e desenvolver estratégias para a utilização de elementos da cultura popular como recurso didático para a disciplina de Educação Artística no Primeiro Grau. As manifestações selecionadas são o Bumba-meu-boi e o Tambor-de-crioula da cidade de São Luís, Maranhão. A abordagem do tema é principalmente qualitativa, envolvendo experiências pessoais anteriores de pesquisa de campo em cultura popular, observações em sala de aula, entrevistas junto a arte-educadores e alunos de São Luís. As estratégias a serem elaboradas terão como fio-condutor os princípios da "metodologia triangular", método para o ensino da Arte-educação desenvolvido no Brasil pela professora. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Izabel Mota. O Ensino da Arte e a cultura popular. 1998. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.