Busca avançada
Ano de início
Entree

Obesidade induzida por restrição crônica no consumo de sal em ratos Wistar: participação do sistema nervoso simpático e de alterações metabólicas e hormonais

Processo: 00/14447-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2001
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Joel Claudio Heimann
Beneficiário:Michella Soares Coelho Araujo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hormonios Tiroideanos | Obesidade | Sal | Sistema Nervoso Ssimpatico | Termogenese

Resumo

Em estudo anterior do Laboratório verificamos que ratos alimentados com dieta hipossódica (HO), consumiram menores quantidades de ração apresentando, no entanto, maior peso corpóreo (PC), níveis maiores de glicemia e insulinemia em jejum quando comparado com ratos que receberam dieta hipersódica (HR) e normossódica (NO). O decaimento de insulina foi mais lento nos ratos HO em comparação com os ratos alimentados com dieta HR, demonstrado por meio de menor meia-vida da insulina. Observamos também que os ratos em dieta HR apresentaram níveis maiores de T4 e níveis menores de TSH em comparação com ratos alimentados com dieta NO e HO. Os níveis de T3 circulantes foram semelhantes entre os três grupos de dieta. Decorrem desses resultados as seguintes perguntas: 1. quais os mecanismos envolvidos com alterações de PC e hormonais associados com modificações no aporte de sal na dieta? 2. por que os ratos submetidos à dieta HO consumiram menores quantidades de ração com maior ganho de PC? Na tentativa de esclarecer estas questões, o objetivo deste será avaliar o consumo de ração desidratada e a evolução ponderai, medir atividade física espontânea, quantifiSàr o consumo de oxigênio e a massa de tecido adiposo marrom, estudar a participação do SNS nas alterações de PC e perfil dos hormônios tiroideanos em ratos Wistar sumbetidos à dieta HR (7,94% de NaCI), NO (13% de NaCI) ou HO (0,15% de NaCI) desde o desmane até 12 semanas de idade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Michella Soares Coelho. Obesidade e resistência à insulina induzida pela restrição crônica no consumo de sal em ratos Wistar: efeitos sobre o balanço energético, sistema renina-angiotensina (SRA) e sinalização da insulina.. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.