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O paesaggio neo-realista: análise dos elementos estéticos e políticos do filme Obsessão de Luchino Visconti

Processo: 02/11348-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Marilena de Souza Chauí
Beneficiário:Alex Sandro Calheiros de Moura
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da arte   Cinema   Arte italiana   Estética (arte)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Italiano | Filosofia Da Arte

Resumo

O propósito central do nosso projeto de pesquisa é discutir o feitio e o lugar do primeiro filme de Luchino Visconti, Obsessão (1943), e compreendê-lo a partir da polêmica em torno da ruptura com a estética fascista e considerando-o já inserido no âmbito da poética do movimento que se costumou chamar de Neo-realismo Cinematográfico Italiano. (AU)

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