Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão da família Gasteruptiidae (Hymenoptera: Evanioidea) na região neotropical

Processo: 03/00738-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2003
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Ferreira Brandão
Beneficiário:Antonio Carlos Cruz Macedo
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/05083-0 - Biodiversidade de Isoptera e Hymenoptera, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Hymenoptera   Filogenia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Evanoidea | Hymenoptera | Parasitica

Resumo

Gasteruptiidae (Hymenoptera: Evanioidea) é uma família de distribuição cosmopolita, com cerca de 500 espécies descritas. Os hospedeiros conhecidos são abelhas e vespas solitárias das famílias Anthophoridae, Apidae, Coíletidae, Megachilidae, Sphecidae e Vespidae. As larvas predam os imaturos dos hospedeiros e em seguida consomem o estoque de alimento destes. A família apresenta duas subfamílias: Hyptiogastrinae, com quatro, gêneros exclusivamente australianos e um gênero (Aulacofoenus) que ocorre na Austrália e América do Sul, e Gasteruptiinae, com um único gênero (Gasteruption), cosmopolita. Na Região Neotropical, são conhecidas 35 espécies de Gasteruption e duas de Aulacofoenus. O presente projeto visa: 1) revisar a família Gasteruptiidae na Região Neotropical, 2) produzir um catálogo de Gasteruptiidae neotropicais, 3) organizar uma coleção de Gasteruptiidae no Museu de Zoologia da USP, 4) elaborar de uma chave dicotômica para identificação dos Gasteruptiidae neotropicais e 5) analisar a filogenia de Gasteruption neotropicais, testando o monofiletismo do grupo. Os espécimes (e holótipos) da família serão obtidos através de empréstimos de museus de países americanos e dos maiores museus europeus e australianos e através de coletas do projeto Biota/SP. As espécies serão identificadas com base nas descrições originais e nos espécimes-tipo recebidos dos museus. Além das descrições das espécies novas, todas as espécies já conhecidas serão redescritas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUZ MACEDO, ANTONIO CARLOS. A revision of Gasteruption Latreille (Hymenoptera: Gasteruptiidae) in the Neotropical Region. Zootaxa, n. 3030, p. 1-62, . (03/00738-8)
CRUZ MACEDO, ANTONIO CARLOS. A revision of Gasteruption Latreille (Hymenoptera: Gasteruptiidae) in the Neotropical Region. Zootaxa, v. N/A, n. 3030, p. 62-pg., . (03/00738-8)