Busca avançada
Ano de início
Entree

Visualização para apoiar processos de verificação e validação de software

Processo: 01/13993-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Maria Cristina Ferreira de Oliveira
Beneficiário:Rogério Eduardo Garcia
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

Atualmente, as atividades de gerenciamento de processos de desenvolvimento de software têm empregado métodos estatísticos tradicionais na análise de dados históricos para obter informações e apoiar as atividades gerenciais do processo de desenvolvimento. A presente proposta de trabalho pretende aplicar técnicas de Visualização de Informação na análise de dados buscando obter vantagens pela utilização do poderoso recurso que são dotados os seres humanos: a visão. Nesse contexto, pretende-se desenvolver técnicas de visualização que melhorem a interpretação e o reconhecimento de padrões possivelmente presentes. Vale ressaltar que os dados a serem utilizados na análise são os dados obtidos no projeto NSF-CNPq Collaborative Research to Develop, Validate and Package Reading Techniques for Software Defect Detection (NSF-CNPq Readers). Além disso, pretende-se definir um processo de revisão de software apoiado por técnicas de Visualização de Software. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Rogério Eduardo. VIDAese: processo de visualização exploratória para apoio a estudos empíricos em verificação, validação e teste de software. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.