Busca avançada
Ano de início
Entree

Interfaces para ambientes de aprendizado baseados em simulação

Processo: 94/04188-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1995
Data de Término da vigência: 20 de agosto de 1995
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Calani Baranauskas
Beneficiário:Daniel Weller
Instituição Sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura e organização de computadores   Simulação por computador   Interface usuário-computador   Ambiente virtual de aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Design De Interfaces | Hypercard E Hypertalk | Simulacao Computacional

Resumo

Arquiteturas de sistemas baseados em simulação variam entre dois extremos de um espectro onde temos desde sistemas exploratórios abertos (micromundos) a sistemas instrucionais (tutores). No primeiro extremo, a exploração não estruturada pode levar o usuário a se sentir "perdido" na interação. No segundo extreme, a abordagem diretiva pode levar o usuário a se sentir "tolhido" na liberdade de explorar elementos de seu interesse no sistema. Além disso, o conhecimento intuitivo do sujeito no domínio sendo modelado não tem sido considerado pelos sistemas baseados em simulação. Uma tarefa crítica no design de ambientes baseados em simulação é como encontrar o equilíbrio ótimo entre "instrução" e "liberdade", para o usuário do sistema. Outro desafio é como considerar a interferência do modelo conceitual intuitivo do usuário, sobre o domínio. Apesar dos desenvolvimentos recentes e do número de simulações computacionais usadas em instrução, existe muito pouco na literatura a respeito de como fornecer suporte a usuários em ambientes exploratórios. Nossa proposta de trabalho objetiva contribuir nessa direção, abordando a problemática envolvida no design de interfaces para simulação, no contexto educacional. Mais especificamente, estamos propondo uma nova arquitetura para ambientes de aprendizado baseados em simulação, dentro da abordagem exploratória não diretiva. A exemplificação de tal arquitetura se fará através do desenvolvimento de um protótipo de sistema, no domínio da Física relacionado aos conceitos de movimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WELLER, Daniel. Uma proposta de arquitetura para ambientes de aprendizado baseados em simulação. 1995. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação Campinas, SP.