Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação assistida em situação de resolução de problema na predição do desempenho escolar de crianças de primeira série do primeiro grau

Processo: 97/09861-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Martins Linhares
Beneficiário:Ângela Coletto Morales Escolano
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da aprendizagem   Rendimento escolar   Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Assistida | Avaliacao Cognitiva | Avaliacao Intelectual | Desempenho Escolar | Ensino - Aprendizagem | Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar a relação entre aspectos do funcionamento cognitivo de crianças de primeira série do primeiro grau, avaliadas no início do ano letivo e o desempenho acadêmico em leitura e escrita, medido em dois momentos do ano letivo (meio e fim). A amostra será constituída por uma classe de primeira série do primeiro grau de uma escola pública de Ribeirão Preto. Será utilizado um procedimento que combine a avaliação psicométrica de inteligência (Raven) e avaliação assistida em tarefa de resolução de problemas com "pergunta de busca" e raciocínio de exclusão de alternativas, para a avaliação cognitiva, é teste padronizado de desempenho escolar (TDE) e desempenho em provas escolares regulares, para a avaliação do desempenho acadêmico. Será feito um dimensionamento do repertório de entrada da criança na primeira série em termos de desempenho em leitura e escrita. Com base em indicadores de cada tarefa, será realizada uma análise comparativa entre o desempenho na avaliação cognitiva e o desempenho acadêmico. Pretende-se verificar se medidas do funcionamento cognitivo da criança contribuem para predizer seu desempenho acadêmico e se indicadores obtidos através da avaliação combinada psicométrica e assistida tomam mais eficiente a identificação do sucesso ou fracasso no desempenho escolar no término da primeira série. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)