Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação Matemática e Meio Ambiente: uma proposta pedagógica de Matemática e Educação ambiental no primeiro grau

Processo: 96/03297-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1996
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:João Frederico da Costa Azevedo Meyer
Beneficiário:Ademir Donizeti Caldeira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concepcao Matematica | Educacao Ambiental | Educacao Matematica | Meio Ambiente | Modelagem Matematica | Postura Docente

Resumo

A finalidade deste trabalho é incorporar uma dimensão ambiental nos processos escolares de ensino e aprendizagem de Matemática. Isto exige uma mudança na forma de entendimento destes processos. No ambiente escolar, os professores de Matemática, geralmente, enfatizam aspectos imaginativos, abstratos e práticos da matemática, porém em termos pragmáticos, preferem operações e algoritmos - o cotidiano dos alunos não aparece nesta prática. Questões ambientais são geralmente deixadas para os professores de Ciências ou de Geografia, e outras disciplinas ignoram esta dimensão. Os problemas relativos ao Meio Ambiente são, no entanto, de caráter totalmente interdisciplinar, exigindo a atenção de toda a escola. E são, hoje, questões de sobrevivência para as nossas sociedades. Este projeto se desenvolve com professores do 1 grau da rede municipal de Campinas, Estado de São Paulo. Está constituído de duas etapas principais: a primeira (desenvolvida no segundo semestre de 1995), 18 professores tiveram um curso de Educação Ambiental e Educação Matemática com trabalhos de campo desenvolvidos nas escolas em forma de projetos de aprendizagem matemática, modelando situações ambientais problemáticas. As análises destas situações envolveram causas, efeitos, quantificações, legislação e possíveis ações. A segunda etapa (primeiro semestre de 1996 - em andamento) será um acompanhamento desses professores no desenvolvimento deste projeto com os alunos em suas escolas de origem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CALDEIRA, Ademir Donizeti. Educação matematica e ambiental: um contexto de mudança. 1998. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.