Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação e caracterização de filmes finos de KNbO3 e LiNbO3 dopado com Mg depositados por DIP ou spin-coating, a partir de precursores poliméricos (método Pechini)

Processo: 99/00587-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 1999
Vigência (Término): 30 de junho de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Zaghete Bertochi
Beneficiário:Alexandre Zirpoli Simões
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil

Resumo

LiNbO3 e KNbO3 são importantes materiais ferroelétricos que vêm sendo aplicado em guias de onda planares, duplicadores de freqüência e dispositivo de armazenamento holográfico por possuírem certas propriedades, tais como: polarização espontânea, temperatura de curie, constante dielétrica, coeficiente eletroóptico e birefrigência. Visando superar os problemas encontrados pelos métodos físicos de deposição de filmes finos, tais como: dificuldades no controle estequiométrico, alta temperatura de tratamento térmico e alto custo dos equipamentos propõe-se estudar o processo de cristalização e densificaçâo dos filmes de KNbO3 e LiNbO3 dopado com Mg , processados pelo método Pechini. A adição de Mg, em baixas concentrações, ao LINbO3 melhora a transparência do filme, aumenta a transmitância e aumenta o índice de refração do filme. Os filmes obtidos serão caracterizados primeiramente quanto à formação de fases cristalinas e epitaxia por DRX e quanto ao tamanho de grão e densificaçâo por MEV e MET. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIMÕES, Alexandre Zirpoli. Preparação e caracterização de filmes finos de 'K''Nb''OIND.3'dopado com 'Mg'a partir de precursores poliméricos (método pechini). 152 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Quimica. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.