Interlúdio entre o canto e a máquina: poesia, música e técnica nas obras de Mário ...
Interlúdio entre o canto e a máquina: poesia, música e técnica nas obras de Mário ...
Processo: | 02/06373-9 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2002 |
Data de Término da vigência: | 30 de abril de 2004 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira |
Pesquisador responsável: | Laura Beatriz Fonseca de Almeida |
Beneficiário: | Cristiane Rodrigues de Souza |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil |
Assunto(s): | Modernismo (literatura) Poema |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Cla Do Jabuti | Mario De Andrade | Musica | Poesia |
Resumo O livro de poemas Clã do Jabuti nasce do desejo do poeta modernista em conhecer seu país por meio de seus cantares, contares e danças. No livro de 1927, fruto de pesquisas realizadas por Mário de Andrade em suas viagens etnográficas pelo interior do Brasil, o poeta trabalha a palavra da tradição recriando-a em versos e estrofes eruditos. Tons e melodias típicos do Brasil - modas, acalantos, toadas, rondós, romances, sambinhas -, colhidos pelo ouvido atento e sensível do poeta-pesquisador em meio à fala do povo brasileiro, ressurgem transformados - "mastigados" - pelo poeta (que come amendoim) do Clã do Jabuti. A face musical de Mário ganha contornos expressivos no livro de 1927, embora comece a ser delineada em Paulicéia Desvairada (1922) e em Losango Cáqui (1926), livros de poemas anteriores ao Clã do Jabuti, e permaneça no livro de poemas de 1930, Remate de Males, como a face que harmoniza as múltiplas faces do poeta artequinal. Nosso projeto dá continuidade à pesquisa de IC (FAPESP/ 99/00567-1) propondo ampliar o estudo do livro de poemas Clã do Jabuti de Mário de Andrade em diálogo com os seus livros anteriores de 1922 e 1926, bem como com o seu livro de poemas de 1930, Remate de Males, visando a compreender como a face musical e folclórica deste poeta múltiplo configura-se e amadurece por meio da escrita poética de seus primeiros livros modernistas. (AU) | |
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