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Palavras à mulher: um estudo das características sociais da feminilidade como fator de diferenciação educacional: a Revista do Professor (1934-1965)

Processo: 99/10018-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1999
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Cynthia Pereira de Sousa
Beneficiário:Soraia Cristina Balduino
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação feminina   Relações de gênero
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condicao Feminina | Educacao Feminina | Formacao Docente | Imprensa Periodica | Producao/Circulacao De Seberes | Relacoes Sociais De Genero

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo examinar aspectos da educação feminina e das características sociais da feminilidade, tomando como base a "Revista do Professor", do Centro do Professorado Paulista (CPP), no período que abrange as duas primeiras fases de publicação do periódico: de 1934 a 1939 e de 1949 a 1965. Sua perspective e compreender como a mulher era educada "socialmente", em casa e na escola, utilizando como fonte primária uma revista especializada no auxílio ao trabalho e a formação do profissional docente. Abrangendo o período que vai do Estado Novo ao regime militar, serão focalizados aspectos relevantes da educação feminina tais como valores éticos e morais, atitudes, comportamentos, enfim, modos de ser e de agir, estabelecidos em discursos que se apresentam com marcado caráter prescritivo, expresses em artigos, notas, notícias, informações, etc., complementando-se com análises acerca das influencias sociais e do contexto histórico que o periódico reflete ao longo do seu ciclo de vida. (AU)

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