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Ensino de natação para jovens com Síndrome de Down através do procedimento de correção de erros

Processo: 00/09886-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Gleice de Souza
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Natação   Síndrome de Down   Treinamento esportivo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estilo Crawl | Integracao | Natacao | Sindrome De Down

Resumo

Este trabalho tem por objetivo adaptar e aplicar um programa de ensino de natação baseado no procedimento de correção de erros de Martin e Koop. (1983). Participarão deste estudo 4 indivíduos portadores de Síndrome de Down adolescente e adultos. O procedimento de correção de erros consta de duas fases específicas: treinamento e manutenção. A fase de treinamento será composta por três etapas que compreende demonstração do desempenho correto com o atleta funcionando como modelo (fora da piscina), prática dos exercícios dentro da piscina, e por último correção dos erros através de práticas com suporte e instruções individualizadas. Todas as respostas corretas serão seguidas de conseqüências reforçadores que compreendem reforçadores sonoros (apitos), fichas que poderão ser trocadas por prêmios e atividades lúdicas na piscina no final de cada sessão. A fase de manutenção também será dividida em duas etapas (Manutenção 1 e 2). Na etapa de Manutenção 1 reforços e dicas serão fornecidas aos participantes enquanto eles nadam, e na Etapa 2 nenhum feedback ou dica remediativa será liberada. Trabalhos como de Martin e colaboradores demonstram não só a possibilidade de aplicar princípios comportamentais na natação competitiva, como sugerem a possibilidade de que tais procedimentos possam ser aplicados a outras populações contribuindo ainda, para maior integração. No entanto, tal possibilidade ainda carece de demonstração empírica. (AU)

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