Busca avançada
Ano de início
Entree

A roda do quarto e da vida: de Xavier de Maistre a Machado de Assis

Processo: 00/07757-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2000
Vigência (Término): 30 de novembro de 2002
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Luiz Carlos da Silva Dantas
Beneficiário:Emmanuel Roberto de Oliveira Souza
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dialogismo   Intertextualidade   Paródia

Resumo

O projeto tem como objetivo estudar certos aspectos do diálogo que Machado de Assis mantém com a tradição romanesca. Visaremos com base no romance de Xavier de Maistre, Voyage autour de ma chambre, comparar as diversas semelhanças e diferenças entre "a viagem de 42 dias" feita ao redor do quarto pelo narrador de Maistre, com a viagem "à roda da vida" que Brás Cubas, segundo o próprio Machado, realizou nas Memórias Póstumas. E assim, compreender as bases da intertextualidade que Machado de Assis estabelece a partir das várias citações literárias presentes em sua obra, bem como a recusa do escritor brasileiro de um realismo convencional. Além disso, tentaremos compreender o porquê da adoção da forma romanesca de Maistre nas Memórias, e a rejeição dos romances de Zola e Flaubert. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Emmanuel Roberto de Oliveira. A roda do quarto e da vida : de Xavier de Maistre a Machado de Assis. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.