Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da eficácia de medidas mitigadoras de impactos sócio-ambientais causadas por construção de hidrelétricas: o reassentamento populacional da UHE de Taquaruçu

Processo: 97/04175-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1997
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 1999
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Maria do Carmo Calijuri
Beneficiário:Helenilza Ferreira Albuquerque Cunha
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eia/Rima | Impactos Socio-Ambientais | Medidas Mitigadoras | Usinas Hidroeletricas

Resumo

O deslocamento populacional para a construção de hidrelétricas é tema que atualmente tem emergido nas discussões de projetos hídricos, passando a ter relevância não só nas ciências sociais como também na engenharia. Considerando os aspectos antrópicos, o deslocamento populacional é uma das conseqüências mais sérias destes projetos, na medida em que a população é afetada nos seus aspectos básicos, como: econômicos, sociais e culturais, que podem ser inviabilizados, provocando não raramente a desestruturação de suas condições de vida. Desta forma, é importante o estudo e o planejamento correto que garanta pelo menos a mitigação desses impactos. Este trabalho fará uma avaliação da eficácia de medidas mitigadoras de impactos ambientais contidas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para a construção da Usina Hidrelétrica de Taquaruçu da Companhia Energética de São Paulo (CESP) no Rio Paranapanema - Estado de São Paulo. Será estudado o Reassentamento Populacional Rural construído pela CESP, localizado na fazenda Laranjeiras, município de Narandiba - SP. Para o referido reassentamento foram transferidas da área de influência do reservatório 105 famílias. O estudo contará com pesquisa de campo (questionários, entrevistas e observações fotodocumentadas) e posterior análise dos dados utilizando estatística multivariada via programas (SAS, SPSS, STATISTICA), avaliando-se parâmetros e variáveis relevantes, antes e após o reassentamento. Objetiva-se fazer uma análise crítica em que a execução de novos empreendimentos ou projetos de recursos hídricos tratem com maior ênfase os problemas antrópicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CUNHA, Helenilza Ferreira Albuquerque. Avaliação da eficácia de medida mitigatória de impactos sócio-ambientais causados por construção de hidrelétricas : o reassentamento populacional de UHE de Taquaruçu-SP. 1999. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.