Busca avançada
Ano de início
Entree

Por um estudo semiótico da estética concretista brasileira: códigos de simetria e paralelismo: a pintura e o poema

Processo: 94/01815-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1994
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 1997
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Maria Lucia Santaella Braga
Beneficiário:Rogerio Prestes de Prestes
Instituição Sede: Setor de Pós-Graduação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pinturas (arte)   Poema   Estética (arte)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cor | Hiperestrutura | Icone | Oralidade | Paradigma | Temporalidade

Resumo

O projeto pretende provar que a pintura e o poema concretos são manifestações da mesma estética, materializada através de códigos diferentes - verbal e visual - construtores das especificidades de linguagem que os dotaram de características formais diversas. Serão analisadas obras dos pintores e poetas paulistas: Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari, José Lino Grunewald e Reinaldo Azevedo, Anatol Wladislaw, Geraldo de Barros, Hermelindo Fiaminghi, Luiz Sacilotto, Mauricio Nogueira Lima e Waldemar Cordeiro, produzidas no período concreto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)